Auxílio Reclusão X BPC-LOAS
Foi importante o tema trabalhado neste bimestre em sociologia, pois o mesmo nos abriu os olhos e a mente - o que sinceramente nos tornou mais críticos. Dentre os tantos problemas que o Brasil vive nos dias de hoje, tivemos a oportunidade de conhecer uma lado mais voltado para problemas sociais. Grandes exemplos disso são o Auxílio Reclusão e o BPC-LOAS.
O primeiro trata de uma ajuda financeira fornecida pelo governo para os dependentes do segurado recolhido à prisão (seja em regime fechado ou semi-aberto), e aos jovens entre 16 e 18 anos que estiverem internados em estabelecimentos educacionais (o que os iguala na condição de preso). Já o segundo, BPC-LOAS, é o benefício da assistência social que é pago pelo Governo Federal e representado pelo INSS que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna. Podemos perceber o contraste entre os dois.
Muitas vezes me perguntei durante as aulas se, o fato de pagarmos taxas abusivas para o governo e o mesmo reverter em crédito para as familias de presos, era realmente justo. Existem pessoas honestas, trabalhadoras, que dão tudo de si para melhorar a situação financeira de suas famílias e ainda sim são esquecidas ou até ignoradas pelos tais benefícios do governo. Os homicidas, formadores de quadrilha, donos de bocas-de-fumo de hoje, vivem tranquilamente pois sabem que se forem pegos, só passarão pouco tempo presos - pois a justiça falha muitas vezes -, e ainda receberão certa quantia em dinheiro.....é como se fosse um passeio à Disney com todas as despesas pagas e inclusive para a família!
O bom de tudo é que ainda trabalhamos o BPC-LOAS. O fato de a aposentadoria ajudar muitas famílias, é mais aceito dentro da sociedade do que anterior, pois para muitos é bem melhor ver alguém que ajudou de alguma forma o país evoluir, sendo beneficiado pelo "PAI governo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário